Atividade na escola - 2° semestre de 2014


Quinta- feira, 13 de novembro de 2014.


Chegou o grande dia, a realização de nossa oficina de grafitagens! Após, oficinas ministradas sobre o gênero textual grafitagens e literatura marginal foi concretizada o grafite nos muros do CIEP 380 Joracy Camargo com todos os bolsistas, a coordenadora Cláudia Fabiana e Anderson Brandão ( supervisor geral do projeto ) e os alunos envolvidos das turmas: 1001,1002,1003,1004 e 1005.







23 de outubro - GRAFITE É UM GÊNERO?


Está oficina foi divida nos seguintes momentos:

1° Momento
        Neste momento, apresentamos o conceito e estrutura dos gêneros textuais “grafitagens” sendo este gênero o título do subprojeto.

2° Momento
        Neste momento, mostramos do gênero textual como grafite através de slide e imagens. Lembrando o conceito trabalhado anteriormente em outra oficina sobre gênero textual.

3° Momento
        No terceiro momento, explicamos sobre a diferença de grafite e pichação e após isso, mostramos imagens de grafites de rua.
 4° Momento
        Neste momento, fizemos a dinâmica com os alunos sobre a interpretação de textos verbais e não verbais com imagens e escritas de grafites. Esta interpretação foi totalmente oral com os alunos de forma dinâmica.

5° Momento
        No último momento, foi a dinâmica com os alunos sobre a construção de textos verbais e não verbais com estrutura de grafitagens. Esta atividade foi realizada em grupo e exposta para todos presentes. 






09 de Outubro - MONITORIA DE APOIO À ESCRITA.



Esta monitoria foi dividida nos seguintes momentos:


1° Momento
        Neste momento, apresentarmos alguns textos produzidos pelos alunos, que contenham erros, como erros de concordância, repetição de termos, pontuações e coesão e coerência. A seguir, exibiremos os mesmos textos corrigidos, fazendo uma comparação entre um e outro, deixando claro para os alunos quais foram os erros e mostrando a importância da coesão e coerência nos textos e o uso da gramática normativa na escrita. Explicamos também, a diferença de variação linguística e erros gramaticais.
2° Momento
        No segundo momento, exibimos  imagens que contenham frases que utilizem um certo jogo de pontuação, mudando completamente o sentido se acrescentadas vírgulas ou diferentes pontos. Destacando assim, a importância da pontuação para a coesão e coerência do texto.
3° Momento
        Neste momento, exibimos o vide´da música “Inútil”, do grupo Ultraje a Rigor. E após, apresentamos ação da música, com a “correção”, deixando a letra da música dentro das regras gramaticais. Os alunos receberão as duas letras e fazendo dinâmica, cantando a nossa música adaptada.
 4° Momento
        No último momento, foi realizado e corrigido os exercícios propostos.



11 de setembro – Feira Nordestina no Joracy Camargo

Hoje, foi a culminância do projeto “ Feira Nordestina”, na escola realizado pelos alunos do primeiro ano do ensino médio. Neste dia nós bolsistas estávamos como jurados da competição entre as turmas onde foram apresentadas tarefas que foram designadas anteriormente. Cada tarefa havia pontuação entre 5 á 10 pontos que ao final a turma que obtiver maior pontos de todas as tarefas  receberá um prêmio. Este prêmio é a visita à visita ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão, ou somente Feira Nordestina. Algumas tarefas realizadas pelos alunos foram: danças, desfiles de roupas típicas das cidades nordestinas, tendas com decoração, comida , confecção de bandeiras do estado  em forma de artesanato ( cada turma ficou responsável por uma cidade, ou seja confeccionou a bandeiro no qual lhe foi designado), e construções de repentes entre os alunos.
Os alunos estavam eufóricos com  a culminância, todas as turmas participantes trabalharam efetiva na culminância com bastante criatividade. O que mais me chamou a atenção foi a facilidade  dos alunos trabalharem em grupo, ou seja um ajudando ao outro com único objetivo, além de ter agregado conhecimentos culturais de nossa nação.
Nossa relação com os alunos foram ótimas, pois quando chegávamos em alguma tenda  eles queriam nos mostrar tudo, tanto o que haviam produzido quanto como foi produzido.




Quinta, 04 de setembro de 2014.

REALIZAÇÃO DA SEGUNDA OFICINA


           Hoje, realizamos a nossa segunda oficina na escola. Falamos sobre a Literatura de Cordel, e, de acordo com esse tema, exploramos outros assuntos, como a tipologia textual expositiva-informativa, a variação linguística diatópica, que é a variação regional, e, contextualizamos a baixada fluminense com a região nordeste, mostrando para os alunos, novamente, a nossa proximidade com a cultura nordestina. Apresentamos dois autores de Cordel, moradores da baixada, sendo eles, o Jota Rodrigues, mais conhecido como "Seu J.", e Cláudio Aragão, que era morador do nordeste, e deixou a região em busca de melhores condições de vida. Hoje, representa o Cordel em Duque de Caxias, e assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
          Iniciamos a apresentação com a música "Literatura de Cordel", de Francisco Diniz. E, após explicarmos o conceito de Cordel, exibimos como exemplo, o vídeo da abertura da novela Cordel Encantado, muito assistida pelos alunos, sendo uma novela exibida há pouco tempo. E para exemplificar a variação linguística, exibimos um vídeo de Cordel animado . Ao final da oficina, entregamos uma folha com o resumo de tudo que falamos para os alunos e com algumas explicações sobre a estrutura de uma poesia de Cordel. E passamos como atividade a elaboração de uma poesia por eles, com o tema sendo a baixada fluminense.






Quinta, 28 de agosto de 2014.

REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA OFICINA

Hoje, foi o dia da nossa primeira oficina com os alunos.  Minha dupla foi o outro bolsista Flávio Cristian. Apresentamos aos alunos, o conceito de Repente,utilizamos o caso de Luiz Gonzaga para exemplificar o gênero obituário. Exibimos um vídeo, sobre a morte dele . E aproveitamos também para explicar sobre mais um gênero textual, o gênero "notícia", e exibimos uma notícia, publicada na internet, que também fala sobre a morte de Luiz Gonzaga, como exemplo do gênero em questão.

          Também aproveitamos para explicar sobre o conceito e a estrutura de Repente, para eles entenderem mais o assunto, neste momento mostramos um vídeo de caju e Castanha. E, ao final, fizemos uma dinâmica, pedindo para eles criarem uma música em forma de Repente, usando algumas palavras distribuídas por nós, relacionadas à baixada fluminense. A dinâmica foi bem legal, os alunos interagiram bastante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário